Triatleta de Suzano disputa o Ironman Brasil

Alexandre Batalha durante competição

Aislan Bueno

A cidade de Suzano contou hoje com um representante na disputa do Ironman Brasil - considerada a prova mais importante de triathlon do País - que foi realizada em Florianópolis-SC. O advogado há mais de dez anos e triatleta há três, Alexandre Augusto Batalha, de 32 anos, foi um dos 1.500 atletas que largaram às 7 horas em frente ao Clube Doze de Agosto, em Jurerê Internacional, para nadar 3,8 km, pedalar 180 km e correr 42,1 km.

Em entrevista ao jornal Diário de Suzano, Batalha contou que se interessou pelo triathlon depois de assistir um vídeo mostrado por um amigo, que hoje é um ex-triatleta. “Depois que assisti ao vídeo dos atletas nadando em mar aberto e superando seus limites, foi quando decidi dar início aos treinos, e por ‘culpa’ disso vou competir na prova mais tradicional e mais difícil de triathlon do País”, brinca Batalha.

Mesmo sendo uma prova tradicional e com um número expressivo de participantes, Batalha salientou que o esporte deve ser mais divulgado nos veículos de comunicação. “Falta mais divulgação no triathlon, em outros países a pratica do esporte é mais comum. O grande problema da não divulgação na mídia televisiva dever ser o tempo das provas, que são longas, e não daria para disputar audiência com o futebol”, diz o triatleta.

PREPARAÇÃO

O triatleta diz que, para uma competição que exige muito do competidor, é fundamental ter um acompanhamento médico e orientação de um professor de Educação Física. “A consulta de um profissional é indispensável para não adquirir nenhuma lesão grave. Tenho uma assessoria em São Paulo chamada de Trilopez, eles me passam todo treinamento através de uma planilha. Já a musculação faço no Tênis Clube de Suzano e a natação no Suzaninho, com orientação do professor José Roberto Mattos.”

Ficha técnica

Nome: Alexandre Augusto Batalha
Idade: 32 anos
Altura: 1,70 m
Peso: 62 kg
Natural: Suzano-SP
Profissão: advogado
Melhor colocação: 4º lugar no campeonato do Troféu Brasil de Triatlhon em 2008

Comentários