Companhias da Austrália e Nova Zelândia cancelam voos, devido à nuvem de cinzas de vulcão chileno

A companhia aérea australiana Qantas cancelou nesta segunda-feira todos os pousos e decolagens da ilha australiana da Tasmânia, Nova Zelândia e Melbourne, devido à nuvem de cinzas do vulcão chileno que atravessou o Oceano Pacífico. Outras companhias aéreas também interromperam os pousos e as decolagens, deixando milhares de passageiros sem alternativas para viajar. A Virgin Atlantic cancelou 34 voos domésticos e um voo internacional que partiria de Melbourne e a Jetstar cancelou os da Nova Zelândia e Tasmânia para a Austrália.

De acordo com a companhia Air New Zealand, as suas rotas foram ajustandas. A empresa prevê que a nuvem de cinzas vulcânicas provoque transtornos nesta semana. A companhia Qantas considera arriscado voar com a nuvem de cinzas. A empresa estima que 8 mil passageiros foram afetados pelos cancelamentos dos voos. O vulcão chileno está em atividade desde o dia quatro (4) de junho e ventos fortes fizeram com que partículas chegassem à Austrália e à Nova Zelândia.

Segundo o site Agência Brasil, a Força Aérea Brasileira (FAB) informou que a nuvem de cinza vulcânica já está fora do espaço aéreo brasileiro e não há indícios de formação de nuvens de cinzas em nenhuma parte do país, apesar das cinzas do vulcão chileno já terem prejudicado voos internacionais no Brasil. Empresas brasileiras cancelaram na última semana voos previstos para a Argentina, o Chile e o Uruguai.

Comentários