Um estudo divulgado pela Embratur (Instituto Brasileiro
de Turismo) revela que brasileiros e estrangeiros devem gastar cerca de R$ 25,2
bilhões em viagens durante a Copa do Mundo de 2014. A Embratur tem como base o
gasto médio de turistas de eventos no Brasil e nos gastos realizados por
estrangeiros na última edição da Copa do Mundo, em 2010, e prevê que os
brasileiros gastem R$ 18,35 bilhões nos 30 dias de jogos, e os
estrangeiros, R$ 6,85 bilhões.
Neste ano, o Brasil recebeu a Copa das Confederações e a
Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e, para 2014 e 2016, o número de
turistas domésticos e estrangeiros deve se multiplicar com a Copa do Mundo e
os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro. O governo espera 3 milhões de turistas
brasileiros e 600 mil estrangeiros para a Copa de 2014.
Rio de Janeiro é uma das cidades-sedes da Copa do Mundo
No ano passado, o
turismo no Brasil movimentou R$ 247 bilhões, valor que superou as marcas de
2011 (R$ 238 bilhões) e de 2010 (R$ 228 bilhões). Mas nem tudo é só festa, a sinalização nos principais
destinos procurados pelos viajantes precisa ser melhorada, segundo constatou o
governo federal em outro levantamento. Lugares com sinalização deficiente e até
mesmo ausência de placas receberam muitas críticas de turistas estrangeiros.
De
acordo com o levantamento, mais de 20% dos brasileiros que viajaram pelo país
em 2011 classificaram como ruim a sinalização turística nos destinos nacionais. Apesar do problema encontrado, o governo federal destinou
ano passado cerca de R$ 38,5 milhões para que as cidades-sede da Copa do Mundo
investissem em sinalização turística.
O Ministério do Turismo anunciou na
semana passada que R$ 19 milhões foram reservados para a colocação de placas
indicativas nas cidades históricas e que mais de 30 destinos, em 17 estados,
vão receber ajuda financeira para adequar esses mecanismos de comunicação aos
padrões internacionais.
Crédito: ABr
Crédito: ABr
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