Rápido e barato, o "fish and chips" é popular na Austrália

Um prato típico da culinária de países que falam a língua inglesa, o fish and chips é muito popular na Austrália e na Nova Zelândia. O peixe é envolvido no polme e acompanhado por batatas fritas, sendo um modo de alimentação rápido e barato, desenvolvimento por pescadores do norte da Inglaterra. 

Lógico que existem variações regionais em vários países em relação ao modo de preparo e principalmente antes de envolver no polme. Na Austrália, o fish and chips é feito normalmente com pão ralado e usa-se também alguns tipos de tubarões pequenos, além de ser comum ver lulas e outros tipos de peixe. 

Normalmente temperado com sal e vinagre, é comum comer o peixe com molho tártaro e molho de pimenta (sweet chilli). Na Austrália, o fish and chips é normalmente vendido por restaurantes de frutos do mar e lanches rápidos.

Ingredientes

- 4 porções de filé de peixe (pode ser hadoque, bacalhau fresco, linguado ou pescada branca)
- Farinha de trigo com fermento ou feita com pão ralado  
- Sal e pimenta

Massa para empanar

- 200 g de farinha de trigo
- 1 garrafa de cerveja
- 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
- Suco de meio limão
- Sal e pimenta

Para as batatas

- 1,5 kg de batatas descascadas e cortadas no sentido vertical

Modo de preparo

Tempere os filés com um pouco de limão, sal e pimenta. Depois passe os filés na farinha.

Faça a massa para empanar com farinha, sal, pimenta e cerveja. Misture todos os ingredientes até formar um creme grosso.

Depois é só passar os filés de peixe no creme e fritar no óleo quente. As batatas também devem ser fritas no óleo quente, mas em outra panela.

Enjoy your meal...

Comentários